segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO DE VIDA

VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO DE VIDA

Pilar Casagrande

Meu querido leitor, se de repente seu cérebro parou de fabricar serotonina, se anda exaurido e largado e no seu sangue só circula adrenalina, está na hora de fazer alguma coisa antes que este mal crie raiz, pois depressão é como um câncer na alma e com ela é impossível ser feliz. Está na hora de rever a vida de remover antigos hábitos doentios de deletar padrões destrutivos e substituir por outros hábitos sadios. Há muita coisa que se pode fazer para melhorar a qualidade de vida quebrar a rotina é uma delas mesmo que se permaneça na lida.

Que tal começar o dia bem cedo fazendo uma longa caminhada, se deleitar com as flores e os passarinhos que você for encontrando pelo caminho?

Aproveitar o trajeto para agradecer pelas bênçãos que recebeu e nem percebeu por se encontrar triste e acabrunhado. Ler um bom livro. Deixar seu pensamento viajar. Retribuir um favor. Terminar aquele projeto. Quebrar uma rotina. Tomar um banho de espuma. Escrever uma lista das coisas que lhe dão prazer. Fazer uma gentileza. Escutar os grilos. Agradecer a Deus pelo sol. Aceitar um elogio. Perdoar-se.

Deixe que alguém cuide de você. Demonstre que está feliz. Faça alguma coisa que sempre desejou. Toque a ponta dos pés. Olhe com atenção uma flor. Só por hoje evite dizer: "Não posso". Cante no chuveiro. Inicie uma tradição familiar. Faça piquenique no quintal.

Não se preocupe e tenha coragem de fazer pequenas coisas: ajude um vizinho idoso, reveja fotos antigas, escute um amigo ou afague uma criança (mesmo que você na seja candidato). Feche os olhos e imagine as ondas do mar. Brinque com seu mascote. Permita-se brilhar. Dê uma palmadinha nas suas próprias costas. Torça pelo seu time. Pinte um quadro. Faça uma viagem. Para quem caiu na melancolia viajar faz um bem imenso.

O coração faz que é de pedra, mas bate acelerado e faz doer o peito, como um monte de espinhos torturando. Chore, mas não sufoque este choro, liberte-o, solte-o, para que todos saibam que você está vivo. Chorar é muito importante deixe as lágrimas caírem, nem que para isto, você precise assistir aquele filme "Suplício de uma Saudade".

Enfim, só você pode saber o que deveras o faz feliz o remédio está aí pertinho bem debaixo do seu nariz. Deixe o mundo a sua volta arrebentar, deixe o povo brigar, deixe o caos se instalar. É tudo palco e aparência mesmo, mas mantenha ordem no seu "altar". A fé é outra ferramenta poderosa que mantém acesa a chama da esperança. Nunca somos onerados além das nossas forças!

Aos que procuram a felicidade, um aviso: ela não está em um plano superior, não adianta caminharmos com o nariz levantado, olhando para o alto. Ela é oriunda do amor sincero, da simplicidade, da amizade, dos gestos mais humildes, que estão no mesmo nível e muitas vezes exemplificados naqueles que, erroneamente, julgamos abaixo de nós.

Esta vida é um ano escolar precioso e só evoluímos ao toque do cinzel, ou do machado que às vezes ferem muito, é verdade, mas vão nos transformando em seres iluminados. E aos poucos, toda a escuridão interna vai desaparecendo e vem uma sensação de paz, de leveza e liberdade. Então, abrimos nossos braços e nossos corações confiantes e experimentamos momentos de real felicidade.

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Viva só o hoje intensamente, não sinta vergonha de ser um adulto criança leve, despreocupado e cheio de luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário