sábado, 14 de novembro de 2009

QUEM AMA SEMPRE PERDOA

QUEM AMA SEMPRE PERDOA

Pilar Casagrande

Das juras que fizemos há tantos anos, olhando um para o outro, nós não unimos somente alianças, unimos carne e coração, eternamente namorados em busca dos mesmos sonhos e ideais, unidos e abraçados, envolvidos pelo amor em raízes profundas. Provei do mel de teus lábios, suguei a doçura das palavras e devolvi a vida sem medida.

No oceano de teu olhar, me perdi e sem saída mergulhei por muito tempo, até encontrar o porto seguro para ancorar todo meu amor. Entre as pedras, duras quedas e o aroma de flores de várias cores, celebrando o sublime do amor.

Teu cheiro é como terra molhada, entranha e nunca mais sai do pensamento, já com o tempo a branquear nossos cabelos, juntos de mãos dadas atravessamos a estrada um apoiando ao outro. E se por ventura a vida passar depressa, e tudo ficar para trás, quero sentir o mesmo pulsar do seu coração, do piscar de meus olhos fitando os teus. Eternamente namorados, você e eu...

Todos nós, quando estamos apaixonados, tendemos a acreditar que a pessoa amada é perfeita, que ela jamais seria capaz de fazer algo sem que soubéssemos e que pudesse nos magoar. Mas isso não é verdade por um único e óbvio motivo: somos seres em evolução e todos, absolutamente todos nós, erramos e magoamos aqueles que mais amamos...

E isso me faz lembrar de uma frase citada no filme Proposta Indecente: “Pensei que fôssemos invencíveis. Mas se ficamos juntos, não é porque esquecemos o que fizemos um ao outro, e sim porque perdoamos!”.

Creio que essa seja uma das maneiras de perdoar! Esquecer é impossível, mas perdoar faz parte do amor que sentimos por uma pessoa e, acima de tudo, por nós mesmos.

Sendo assim, podemos chegar a duas conclusões distintas: ou que merecemos nos dar mais uma chance porque conseguimos superar um acontecimento desagradável e continuar a relação em nome do amor; ou que o melhor é terminar o relacionamento e recomeçar a vida de uma outra forma, pois não nos sentimos em condições de levar adiante algo que já não faz feliz mais ninguém...

Ou seja, perdoar não significa necessariamente continuar juntos, mas significa que o amor

pode transcender a raiva e o orgulho e dissolver a incompreensão. Como se conseguíssemos nos tornar maiores e mais fortes diante da sensação de que fizemos a nossa parte, diante da certeza de que demos o nosso melhor e tentamos tudo o que podíamos para nos fazer felizes.

Muitas vezes, o relacionamento acaba, mas o amor continua pulsando forte. Outras vezes, o amor sucumbe e vai se tornando menor que o desejo de juntar os pedaços, de colar os cacos do que sobrou... E outras vezes, ainda, é preciso morrer para renascer!

Enfim, a vida é feita de ciclos e o Universo é perfeito. Tudo está em seu devido lugar e acontece exatamente como tem de acontecer. Precisamos apenas aprender a aceitar, a receber e absorver a sabedoria divina, por mais difícil que seja, e realmente é. Mas o tempo, o amor e o perdão possibilitam a superação da dor.

Como diz a música de Toquinho (Aquarela): “O futuro é uma astronave que tentamos pilotar. Não tem tempo, nem idade, nem tem hora de chegar.Sem pedir licença, muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar”.

E por acreditar nisso, descubro a cada dia o quanto vale a pena acreditar no amor, o quanto podemos ser mais e melhores ao investirmos em nossa capacidade de entender as limitações do outro, de compreender as dificuldades e os deslizes da pessoa amada, mesmo que já não faça sentido continuar com ela, pois todos nós temos limitações, dificuldades e cometemos erros. E porque aprendi, certa vez, que todos nós, por mais equivocados que estejamos, sempre tomamos atitudes baseados numa intenção positiva: a de sermos felizes.

O que mais podemos desejar para a pessoa que amamos, senão que ela seja muito feliz. Obviamente, desejamos também que as atitudes dela e as nossas sejam dignas, mas sabemos que nem sempre conseguimos e, assim, caminhamos todos em busca da evolução e do amor, precisando perdoar uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário