sábado, 14 de novembro de 2009

AQUELES QUE FICAM NOS APONTANDO TUDO O QUE EXISTE DE ERRADO

AQUELES QUE FICAM NOS APONTANDO TUDO O QUE EXISTE DE ERRADO

Pilar Casagrande

Cada um de nós realiza segundo a capacidade de sua consciência. Só realizamos aquilo em que acreditamos, e só acreditamos no que nos sentimos aptos a desempenhar, e só nos sentimos seguros com a prática, e só chegamos à prática com exercício, dedicação e disciplina; ou seja, vontade de aprender.

O que mais perturba e incomoda quando fazemos qualquer coisa, são aqueles que ficam nos apontando tudo o que existe de errado, em muitas vezes sem ver nada de bom. Pior ainda é quando essas duras e ferrenhas críticas vêm de alguém que consideramos, pois acabamos dando uma importância muito maior a essa "outra visão" do que à nossa.

Toda obra e todo trabalho humano tem suas imperfeições, somos seres em busca de crescimento. Nossa vida é um eterno aprendizado; e o mundo, para nós, é tão somente o que cada um vive e capta dele.

Nosso pensamento é como um transmissor e receptor de ondas. Emanamos e, ao mesmo tempo, atraímos energias semelhantes à nossa; plasmamos as formas-pensamento em busca de formular essas idéias de modo material, daí a realização.

Executamos nosso trabalho, galgados em objetivos que afetam diretamente o nosso nível emocional. Nossas experiências nos causam inúmeros sentimentos e esses sentimentos criam poderosas energias que influem no ambiente à nossa volta.

Fazemos o que temos vontade, mas tudo na vida tem seu custo. Nossa mente se direciona ao que nos interessa. Quem tem interesse em criar, cria usando de toda sua emoção, conhecimento dedicação e capacidade de fazer... E faz! E comete muitos erros... Só não erra quem não faz nada. Quem não tenta, quem não busca; quem não vive, apenas sobrevive.

Quase todos seguem as trilhas prontas, apenas uns poucos se destacam ao buscar abrir sua "própria" trilha; esses cometem mais erros e tombos, porém conquista o "seu próprio" caminho. Para fazer diferente, você tem que ser a diferença!

É incrível como existem tantos que seguem as trilhas prontas da vida já sabendo aonde vai terminar, e o que acontece sempre diferente do planejado. Acostuma-se demais à mediocridade e a mesmice da vida. Até encontrar quem aja ou faça diferente.

A princípio a crítica sem muita informação ou embasamento num raciocínio razoável, em outras vezes atacando o aspecto pessoal do autor, em detrimento da idéia originalmente colocada.

É impressionante a quantidade de críticos que existem pra tudo nessa vida. E infelizmente essa mesma quantidade é inversamente proporcional àqueles que se dispõem a serem melhores, no sentido de trilhar seu próprio caminho e desenvolver-se sempre.

A maioria de nós é acomodada, pois gostamos é de sombra e água fresca. Mas, a vida passa muito rápida, e nós temos que viver cada minuto da melhor maneira. Tempo perdido é vida que se esvai inutilmente... E quanta gente perde seu tempo reclamando de tudo e de todos. E como é lamentável ver a situação da maioria dos críticos profissionais dessa vida.

Sempre é bom mensurarmos de quem vem a crítica e ao que se refere à mesma, pois a grande maioria dos críticos é incompetente para fazer melhor o que eles tanto enxergam como errado. É mais fácil e cômodo falar mal, difícil é superar quem está fazendo a diferença.

A crítica só poder ser considerada construtiva se vinda de alguém reconhecidamente ciente de suas colocações. Só aceito críticas vindas de pessoas que fazem trabalho semelhante e tem ciência do que diz. Só aceito críticas ao meu trabalho, vindas de quem esteja num nível acima do meu e já tenha realizado o que eu ainda planejo.

Falar é fácil, mas só tem autoridade para falar quem têm conhecimento empírico sobre o que está dizendo. Do contrário, são apenas conjecturas, suposições de quem vê a situação de fora, o ângulo mais fácil!

Seguir, as trilhas conhecidas, aonde vai a maioria é ser apenas mais um entre tantos...

Trilhar seu próprio caminho é ser você mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário