segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DESPREZO PESSOAS QUE FAZEM "AUTO-PROPAGANDA"

DESPREZO PESSOAS QUE FAZEM "AUTO-PROPAGANDA"

Pilar Casagrande

Não me venhas ostentar teu cargo, pois todo cargo é transitório, e do mesmo jeito que chegou a ele, poderá cair um dia.. Um cargo é apenas um título e não revela em nenhum momento que seja "merecedor" deste, pois as responsabilidades são provas em que passamos; autoridade pode ser conquistada, mas somente o bom discernimento é preciso para que ela seja mantida. Por isso que muitos acabam abusando do poder que tem.

Não me venhas exibir teu sobrenome pomposo, se teu pai ou teu avô foi alguém importante, não significa que esse mérito seja hereditário. Seus méritos são apenas seus, e os méritos deles são apenas deles, você não tem nada com o que seus antepassados realizaram.

Não me venhas apontar o que digo ou faço de errado, pois não vivo às tuas custas e nem ajudas a resolver meus problemas. Só posso aceitar críticas que venham de alguém que tenha realizado o que ainda não realizei e só posso ouvir conselhos de quem sabe cuidar da própria vida. Só posso considerar colocações de quem sabe o que está dizendo.

Não me venhas querer ensinar o que devo ou não devo dizer, porque ninguém no mundo tem condição de entender de onde vim, o que eu quero e o que eu sinto. Ninguém sabe o que me agrada e nem o que me incomoda a não ser eu mesma.

Não me venhas com ironias nem hipocrisia porque tenho prazer de destruir os hipócritas que encontro pela frente. A hipocrisia é derivada da falsidade, que acumula mágoas, que causa doenças, e que mata. Só não é falso quem sabe ser sincero, e só é sincero quem tem consciência de si. Quem compactua com a hipocrisia envenena-se em sua vibração e faz pacto com a sua própria morte, e apenas vive para esperar o dia da própria desgraça.

Não me venhas com cobranças do que não estou nem um pouco disposta a decidir, porque quem cobra atitudes dos outros, não tem competência para resolver sozinho a sua própria vida. Quem exige que os outros resolvam sua vida é pior do que um parasita, sanguessuga que, incapaz de criar para si mesmo, usurpa do sangue alheio.

Não me venhas com exigências de quais atitudes devo tomar, porque ninguém é responsável por minha vida a não ser eu mesma. Ninguém chorará as minhas dores e nem irá me acudir quando eu cair. Ninguém amará com meu coração e nem desfrutará dos meus prazeres.

Não me venhas querer julgar as etiquetas que visto; os amigos que tenho e nem quanto eu gasto aonde, porque o real valor do ser humano está em seus sentimentos e suas atitudes. Roupa é pano, que rasga queima e desgasta; meus amigos são meus, apenas a minha opinião sobre eles me importa, e o que é meu eu invisto no que eu quiser.

Não me venhas valer-se do que não é, pois só reconhecerei o teu valor pelas tuas atitudes. Não é "pecado" nenhum ter orgulho de ti, do teu trabalho, das pessoas que estão à tua volta, e das coisas positivas e construtivas. É uma necessidade em nossas vidas e devemos ter orgulho de nós mesmos para podermos realizar nossas obras com confiança e dedicação. Para podermos fazer melhor, para podermos ser nós mesmos.

Orgulho é um sentimento, pois tudo o que buscamos na vida têm a íntima intenção de suprir nossas carências. Todos nós temos essa íntima necessidade de preencher algo que nos falta. Algo não palpável e que não se vende e nem se compra, só sentimos e administramos do jeito que podemos. Nossas obras nos alegram. Nunca vi nenhum artista, músico, qualquer trabalhador não se sentir orgulhoso quando conclui o seu projeto. É um sentimento ótimo, que nos impele pra frente, que nos faz "ser". Só não devemos confundir orgulho com "auto-propaganda".

Nenhuma fortuna do mundo te fará feliz se não estiveres de bem com teu próprio coração. Viveras eternamente buscando ter, e deixando de ser, deixando de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário