terça-feira, 3 de novembro de 2009

FORTUNA NO BOLSO NÃO ENDURECE OSSO E NEM CONCERTA DNA

FORTUNA NO BOLSO NÃO ENDURECE OSSO E NEM CONCERTA DNA

Pilar Casagrande

A distância sempre pode ser medida em centímetros, metros, quilômetros e anos-luz. O tempo em segundos, horas, dias, anos e séculos, o peso em gramas, quilos e toneladas, quase tudo pode ser medido nessa vida, mas homens e mulheres jamais podem ser medidos por aquilo que aparentam ter ou possuir, o ser humano é muito maior do que seu próprio corpo e seus pertences.

Ter dinheiro é a medida certa do sucesso financeiro, ele pode comprar carros velozes, prédios altos e jóias brilhantes, transforma sapos em príncipes, torna simples mortais em super-heróis, emoldura em ouro as horas preciosas (tempo é dinheiro) que correm nos ponteiros dos relógios caros, constrói palácios seguros e parece criar em torno de quem o detém um campo de força invisível e intransponível, um poderoso e reluzente escudo capaz de repelir qualquer ameaça hostil

Dizem que o dinheiro não trás felicidade, mas manda comprar, estes que isso afirmam com tanta convicção se esquecem que felicidade comprada um dia finda, se acaba , enferruja, deprecia, desmorona, desvaloriza, decompõem e vira ruína, fortuna no bolso não endurece osso e nem concerta DNA.

Riqueza é medida em milhões, talvez o mesmo número dos milhões daqueles que não tem, para que um tenha é preciso que muitos não possuam, infelizmente a desigualdade de tantos é a razão da abastança de poucos, essa matemática perversa de ordem inversa é capaz de confundir até mesmo os neurônios dos que estudaram nas escolas mais caras, nos colégios mais sofisticados e nas universidades mais renomadas.

Carros velozes podem chegar primeiro, mas jamais vão substituir a altura à firmeza de nossas pernas, passos do nosso caminhar, prédios altos podem te dar uma bela visão da cidade. Mas, jamais serão capazes de engrandecer suas vistas como a altitude de uma montanha pode fazer, o que o homem fez com a mão não se iguala ao que Deus fez com o coração. Jóias podem fazer brilhar seu pescoço, reluzir seus dedos, mas o brilho dos seus olhos valerá muito quando já estiver bem velhinho(a), se não houver luz no fim do túnel que a luz dos olhos teus ilumine o caminho e te faça encontrar a saída.

O dinheiro pode transformar sapos em príncipes, mas jamais será capaz de transformar meninos em homens ou homens em meninos, um homem pode sim sustentar as vontades de uma mulher com seu cartão de crédito e com sua conta bancária, mas os desejos de sua amada ele não vai conseguir pagar, o coração de uma mulher é tão profundo quanto um oceano e homens fracos facilmente naufragam nesse mar.

Estamos tão viciados em medir as coisas e em quantificar o que nos cerca que esquecemos que qualidades indispensáveis como coragem, carinho, sinceridade e o amor são imensuráveis...

A vida é uma viagem, passagem só de ida, a gente sabe o dia da chegada mais jamais saberá o dia da partida, tudo o que mais vale na vida não tem medida.

Nosso corpo está em total metamorfose, logo que nascemos nossas pernas já vão se esticando, crescemos no tamanho com rapidez, com o passar da juventude os cabelos vão mudando de cor, com a chegada da velhice, os olhos vão ficando cada vez mais cegos, os ouvidos ensurdecendo, a pele enrugando e cedendo a força da gravidade.

O tempo nos vai simplificando como uma equação matemática que precisa ser resolvida, vai nos reduzindo até sermos apenas a um único desejo, que a nossa vida tenha mesmo valido a pena, e as coisas se confundem, o teu silêncio nas minhas palavras, a sua ira na minha placidez , a tua dureza na minha maciez , o meu desgosto no teu orgulho, a tua força na minha fraqueza, o teu medo na minha certeza.

A melodia da alegria de estar viva ecoa junto com os passos do meu caminhar por essa estrada de tijolos amarelos que atravessa os jardins do bem e do mal em direção ao centro do universo.

Uma voz sussurra aos meus ouvidos já sem precisar de palavras; “Vida adentro, vida adentro, o caminho é duro, mas o coração é mole, a fome se mata com uma mordida e a sede com um gole. Vida adentro, vida adentro, mantenha meus cabelos ao vento e o amor no centro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário