segunda-feira, 2 de novembro de 2009

POR CIÚMES SOFRE-SE DEMAIS

POR CIÚMES SOFRE-SE DEMAIS

Pilar Casagrande

Se alguém de verdade investigar cuidadosamente a origem dos ciúmes, descobrirá que eles são devidos precisamente ao temor. Teme-se perder o que mais ama. A mulher teme perder o marido e o homem teme perder a mulher. Acredita a mulher que o marido se irá com outra e supõe o homem que a mulher se irá com outro. É claro que aí vem os sofrimentos e as dores. Agora, se eliminarmos o temor, os ciúmes desaparecem.

Como poderíamos nós eliminar o temor de perder o ser amado? Unicamente mediante a reflexão, mediante a meditação.

Pensemos que na realidade e de verdade não viemos ao mundo acompanhados do ser amado e que fomos recebidos apenas pelo médico ou pela parteira.

Que tampouco trouxermos ao mundo dinheiro ou bens materiais. È claro que na hora da morte também não seremos acompanhados pela mulher ou pelo homem. Alguém terá de ficar aqui enquanto o outro parte para a eternidade. Assim que, do ponto de vista físico, a morte nos separa. Por isso, dizem os sacerdotes quando realizam um matrimônio: eu os declaro marido e mulher até que a morte os separe.

Na realidade e de verdade, mais cedo ou mais tarde a morte chega. Assim é! Nós não levamos para a eternidade um alfinete, uma moeda , nada do que temos. Tampouco poderíamos levar o ser amado com o corpo e tudo. Então, por que teremos? Devemos aceitar as coisas como são. Não devemos Ter apegos materiais nem pessoais porque o momento do apego costuma ser terrível. Qualquer um sofre quando se apega a algo, seja uma pessoa ou alguma coisa.... sempre se sofre. Por isso, não se devemos ter apegos de espécie alguma nem temer.

Quando alguém compreende que tudo tem um princípio e um fim, o temor desaparece. Até o temor de perder o ser amado desaparece e quando tal temor desaparece, os ciúmes acabam para sempre. Já não existem! Já não podem existir, posto que já não há o temor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário