sábado, 14 de novembro de 2009

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ AS MUDANÇAS QUE VOCÊ TEM QUE FAZER

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ AS MUDANÇAS QUE VOCÊ TEM QUE FAZER

Pilar Casagrande

Dizem que o sistema democrático é o melhor que o homem inventou, pois ele representa a vontade da maioria da população. Será que esse conceito está correto?

Eu creio que não, pois o que vemos são grupos sociais elegendo seus representantes para tentar impor suas vontades e caprichos à maioria da população. Enquanto isso, os eleitos se chafurdam na verba pública e os eleitores têm que se contentar com as migalhas.

Acredito que a democracia não deveria ser tratada como a vontade da maioria sobre todos e sim como a vontade de todos, desde que não fira os direitos fundamentais dos seres humanos como o direito à vida, à propriedade privada, a liberdade de opinião e crença, à integridade física e outros valores elementares.

Precisamos dar um basta ao preconceito e à intolerância social e vamos expor a "democracia" atual como um sistema falho que serve apenas para manter o status quo de certos indivíduos e grupos, em detrimento da grande massa popular. Ou alguém ainda tem fé que os governos agem em prol do povo?

Organização é a palavra que falta a todos os que buscam uma efetiva mudança na sociedade brasileira. Precisamos aglutinar todas as pessoas que realmente pensam no bem-estar social e pressionar os governantes a tomarem medidas que realmente beneficie a população e não o capital financeiro.

Mudanças de pensamentos e valores são constantes em nossas vidas. Insegurança, ansiedade, medo; todos sentimos isso ao dar algum passo que julgamos importantes para nós. Uns conseguem moldar uma máscara de certeza e segurança, mas, fiquem certos de que, bem no íntimo, as dúvidas existem.

Mudanças são necessárias para colocar as coisas nos lugares devidos. Sejamos fortes o suficiente para enfrenta-las, e com certeza, depois de todo turbilhão virá à calmaria. Mas nem sempre é fácil conseguirmos ver a situação de maneira real e concreta. Estamos tão perturbados com os acontecimentos que nossos neurônios nos confundem mais ainda, e deixamos de pensar racionalmente, nos perdendo cada vez mais.

Dê a cara à tapa! Não tenha medo de errar. Quem nunca cometeu um erro é porque nunca se arriscou de verdade; e sem riscos, não teremos como ganhar. Fuja da apatia e de vitimização. Tenha sempre em mente que mais importante do que ter é ser. Sem uma personalidade própria não passamos de marionetes sem vida e sentido.

Na vida, as diversas situações que enfrentamos são para nosso próprio crescimento e renovar faz parte, o que não podemos permitir é que a confusão nos domine. Não somos marionetes do destino, somos nós que comandamos nossos bonecos. Temos o boneco do amor, o boneco da profissão, o boneco da família, o boneco dos desejos, temos um baú cheio deles. Alguns deixamos esquecidos porque não fazem parte da atuação presente, mas sempre inventamos novas histórias para que eles façam parte de nossa apresentação pela vida.

Permitir que o que é ruim te domine é andar de costas ao abismo, você nunca sabe se está perto ou longe de cair. E uma dica, sempre que aparecer um problema que nos parece sem solução, existirá sempre alguém especializado para solucionar. Nem sempre conseguimos resolver tudo sozinhos, às vezes precisamos de ajuda. Então não tenha medo de pedir, e se oferecerem, aceite. Nada acontece por acaso e certas pessoas são colocadas em nosso caminho por um motivo maior. E jamais tenha medo, o medo cega, distorce nossa visão real, e alimenta ainda mais as nossas dificuldades.

A vida nos apresenta os degraus para subir, mas quem escolhe se subir ou não somos nós mesmos. A cada passo que damos em direção do topo, chegamos mais perto de nossa realização completa. Mas se nos sentarmos, usando nossos degraus de banco para nosso cansaço, jamais teremos a vista mais linda que podemos ter, a luz do nosso sol interior nascer a nossa frente, como recompensa de nosso esforço. Às vezes são necessários alguns sacrifícios para merecermos o que está por vir. Nada vem de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário