segunda-feira, 2 de novembro de 2009

É IMPOSSÍVEL AGRADAR A TODOS

É IMPOSSÍVEL AGRADAR A TODOS

Pilar Casagrande

Adoro pessoas destemidas que buscam extravasar seus sentimentos através das letras. Isso nos ajuda a agüentar o peso das responsabilidades que a vida nos joga às costas. Existem pessoas que têm a incrível capacidade de atrair os outros. Elas são espirituosas, animadas e comunicativas. Em qualquer lugar sabem como causar uma excelente primeira impressão. São risonhas, confiantes e nós gostamos de ficar ao lado delas. Costumo dizer que são "chaveiros", porque abrem qualquer porta.

É difícil agradar quando a meta da maioria é olhar para o próprio umbigo. Nesses últimos dias fui levada por uma enxurrada de contradições. Será que sou boa ou má? Será que sou agradável ou não? Sincera e humilde sei que sou. Quando, ás vezes falo, estou errada. Se calar, também sou julgada como prepotente e esnobe. Hora faça-me o favor!

É claro que, quando estamos expostos, mesmo que a um grupo de pessoas sempre corremos o risco de recebermos algumas pedras pelo caminho. É impossível agradar a todos, sempre haverá alguém descontente com algo que você fez, falou ou escreveu.

Tenho o direito de me proteger, o direito de me afastar, porque dentro de mim há uma bússola certeira e afinada que acusa a hora de parar a viagem, descer na estação mais próxima, encurtar a estrada.

Sou desagradável porque sou autêntica, continuarei sendo desagradável. Já que não me rendo a conversas enganosas e cheias de segundas intenções. Não sou de usar cabresto,

muito menos bailarina para ser levada pelos sons.

Se alguém quer minha amizade, terá, desde que a sua seja de fato amizade!

Não use, por favor, de meias palavras, meias conversas, meias verdades. Exterminada será e a minoria será um fato. Mas por que agradar?

Entre quedas e levantamentos, amores e lamentos, eu vou levando minha vida acompanhada ou sozinha pela estrada que me avizinha. Que importa o romper da aurora os anos idos os dias e noites perdidos se ainda tenho muito a viver no agora?

Quer seja, no aconchego de um abraço que me envolva num terno enlaço; quer seja, no sabor de lábios que me convidam a renovar-me e a crer no re-viver. Esse amor vai rompendo o dia, aquecendo-me à noite d'alma fria e, levando vou, o dia-a-dia, com garra e bem querer, enlaçada por esse bem-querer. Reunindo vou, pedaços de meu viver, voltando a acreditar que, depois da noite de degredo e fria há sempre um novo dia a espera de um novo viver!

As coisas simples da vida de tão simples são esquecidas. Se forem coisinhas passageiras, passam céleres, ligeiras que nem dá para perceber, mas alegram nosso viver. Ninguém percebe ao caminhar as pedras rústicas do andar; os cascalhos da vida que amparam os passos andados, que sempre são colocados ajudando nosso passar.

Eu desisti dessa arte, ou artimanha. Ser popular é caminho para a mediocridade, é perder a própria identidade. O artista por melhor que seja conquista a fama e perde a liberdade. Entre o dono da boiada e os bois, não serei pasto, me afasto. Não me abalo e não me arrasto.

Faço parte de um grupo de poucos. Como agradar muitos nesse teatro de loucos? Se o maior homem do mundo, não conseguiu agradar a todos?

A ação deve ser compartilhada com a reação como o talento é o mecenas do sucesso como o aplauso reverencia uma sincera interpretação como o carinho que amolece qualquer coração. Promova sempre a alegria e será alegre. Seja tolerante e transigente e será tratado com valor diamante. Seja um bom amante para ser desejado e amado. Promova a caridade, e generosidade e a humildade, e será admirado.

Viva com muita dignidade com opinião aliada à ação de forma que suas palavras sejam a tradução da verdade. Só é amado de verdade quem ama com sinceridade. Se você fizer a vida feliz, a vida vai fazer o que você sempre quis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário