quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

LER PARA OS FILHOS É IMPORTANTE FONTE DE PRAZER



LER PARA OS FILHOS É IMPORTANTE FONTE DE PRAZER
Pilar Casagrande

A leitura há muito deixou de ser uma simples prática escolar para transformar-se em um processo desencadeado pela necessidade de "leitura de mundo" e por isso deve ser iniciada desde a mais tenra idade, ou seja, no seio da família.

Pesquisas mostram que até os dois anos de vida o desenvolvimento do cérebro ocorre num ritmo bem acelerado, portanto, podemos concluir que tudo que for feito neste período, como conversar, cantar, demonstrar carinho, ler, entre outras coisas, será crucial para o desenvolvimento saudável da criança.

Ler para os filhos desde bebês, além de suprir-lhes do conhecimento necessário é também importante fonte de prazer, pois ao mesmo tempo em que oferecemos algo valioso para as crianças, a nossa presença, lhes brindamos com a possibilidade de "viajar" pelo mundo através das páginas de um livro. Assim, desde pequenas associarão leituras a momentos prazerosos, o que funcionará durante os primeiros anos de vida mais ou menos como uma "propaganda para a mente".

Os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecerem o ambiente onde vivem e a desenvolver atitudes que as influenciarão durante a vida adulta, tais como: confiança, respeito mútuo e compreensão, bases importantes para a adolescência.

Leituras saudáveis produzem leitores seletivos diante da avalanche de informações, e-mails, programas de TV, notícias etc., características comuns do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que expõem as crianças a sentenças complexas e bem estruturadas, forma positiva de ensiná-las a se expressarem bem, tanto ao falar quanto ao escrever.

Preparar leitores implica ainda na consideração de alguns pontos essenciais tais como: ler para a criança sem pressioná-la; manter sempre uma atmosfera agradável de cordialidade, descontração e informalidade; saber quando parar de ler, pois cada criança tem seu tempo de concentração; criar expectativas antes de virar a página de um livro com gravuras; dar ênfase à leitura com expressões, gestos, mudança na entonação da voz de maneira a dar vida à estória; fazer com que a criança interaja com a leitura; pausar em determinados intervalos perguntando e estimulando a criança a formular respostas bem elaboradas; selecionar livros que transmitam mensagens positivas, estimulantes e que levem à reflexão; procurar sempre locais e momentos calmos. A atenção a estes lembretes aliados ao bom exemplo dos pais quanto à leitura trará benefícios vitalícios para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de uma criança.

A leitura não se esgota no momento em que se lê, mas se expande por todo o processo de compreensão que antecede o texto, explora as possibilidades e prolonga-lhe o funcionamento para depois da leitura propriamente dita, invadindo a vida e o convívio com o outro. Como se vê, trata-se de uma atividade exigente, que vai à contramão dos apelos da nossa sociedade veloz.

As iniciativas práticas vão desde a formação de um acervo e a criação de oportunidades de leitura e de expressão das interpretações e emoções, até o acompanhamento dessas leituras. O educador pode atuar como um interlocutor privilegiado, um parceiro mais próximo, um companheiro de caminhada, mas não como doador, como o dono do significado, como o que detém a leitura correta, uma vez que cada indivíduo constrói a sua própria trajetória pessoal de leitura. Esse guia apenas estimula, orienta, apóia e facilita a superação dos obstáculos que, muitas vezes, desencorajam o leitor iniciante e podem desviá-lo para um ciclo de fracassos sucessivos que, certamente, virá a condená-lo à aridez do silêncio, da mudez, da ignorância. O verdadeiro educador não se improvisa; necessita de qualificação contínua e prolongada para enfrentar esse desafio.

Contribuir para a construção de leitores seguros, confiantes, competentes e autônomos é participar da democratização do acesso a um bem simbólico essencial, pois leitura e escrita são necessidades básicas, instrumentos imprescindíveis para o exercício da cidadania.

Escolas e bibliotecas bem equipadas, pais leitores e professores qualificados garantem o sucesso.

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